Com recorde de inadimplência empresarial, o Brasil testemunhou aumento surpreendente no índice de recuperações judiciais em 2023, ultrapassando o patamar de 1.400 pedidos, de acordo com o indicador de Falência e Recuperação Judicial da Serasa Experian.
Impulsionado por pequenas e micro empresas dos setores de comércio e serviços, o crescimento de 68% em comparação a 2022 preocupa o mercado e abre espaço para empresas especializadas na área ajudarem nos processos.
Com mais de 20 anos de mercado, a Swot Global é uma consultoria especializada em gestão de projetos de capital e está abrindo sua filial em Brasília. "Nós temos ampla experiência nestes processos e esse aumento de demanda em outros estados nos abriu os olhos para a necessidade de ampliação dos nossos negócios. Atendemos grandes empresas como Enel, Rio Galeão, Editora Abril, Heineken, Via Bahia, Farmoquímica. Além disso, atuamos como peritos e assistentes técnicos no técnicos no Sudeste, Sul e Centro-Oeste.”, explica Marcello Guimarães, sócio e fundador da empresa.
Grande parte do reconhecimento também deve-se à atuação como peritos e assistentes técnicos. Nesses casos, os profissionais são responsáveis por fornecer análises detalhadas e precisas sobre engenharia, economia, finanças e direito. Atividade essencial para fornecer um parecer técnico aos juízes e árbitros, possibilitando tomadas de decisão fundamentadas e assertivas.
Ainda de acordo com Marcello, o novo escritório será localizado na Asa Sul, com facilidade de acesso aos principais órgãos da cidade. "Estamos contratando 15 novos profissionais, mantendo sempre nosso diferencial de trabalhar com uma equipe própria e especializada", afirma Hilton Junior, vice-presidente.
Embora o grande volume das recuperações seja de pequenas e micro empresas, grandes nomes do cenário nacional apresentam dificuldades.
No mercado atual, algumas empresas, conhecidas por suas estratégias persuasivas de marketing, têm sido alvo de desafios financeiros significativos. Recentemente, uma dessas organizações teve seu pedido de recuperação judicial aprovado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, enquanto outra entrou com um processo semelhante em março na mesma jurisdição. Essas situações demonstram a importância da expertise técnica em processos de reestruturação financeira, incluindo a avaliação minuciosa das finanças corporativas, a detecção de passivos não aparentes e a apresentação de planos de reestruturação abrangentes.
Mín. 19° Máx. 29°