Quinta, 25 de Julho de 2024
11°C 29°C
Registro, SP
Publicidade

Férias no Sesc: conheça a programação para divertir a criançada em Julho

Entre as atrações estão circo com forró, gincana, pipas com poemas, experimentação musical e oficinas para criar desenho animado e construir bichinhos em madeira e brinquedos tradicionais.

01/07/2024 às 17h54
Por: Ivan Bittencourt De Bortoli
Compartilhe:
Férias no Sesc: conheça a programação para divertir a criançada em Julho

 

As férias escolares chegaram e tem muita brincadeira, arte, oficinas de criação e experimentação, gincana e espetáculo para crianças de todas as idades e famílias inteiras se divertirem no Sesc Registro durante o mês de Julho. A programação especial gratuita foi preparada para receber o público de toda região e proporcionar momentos de recreação, lazer, criatividade e também de muito aprendizado.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Começa com o circo marcando presença na agenda mensal e encantando gente de todas as idades: é o Forró Circense (dia 7, domingo, 17h), um espetáculo tradicional de circo de variedades feito por mulheres artistas da Trupe Trapaceiros, que traz muitas acrobacias, malabares, equilibrismo, palhaçaria, além de um forró embalado ao som da sanfona tocada ao vivo.

Vai ter também atividade de literatura ao ar livre, com o Agrupamento Teatral, grupo que conta a história Boi Leição (dia 6, sábado, 17h), um conto de tradição oral de autoria do historiador e sociólogo Luís da Câmara Cascudo, cuja trama se passa no sertão de Alagoas. Depois, o mesmo grupo volta para contar a história Sr. Palha da Sorte, um conto japonês que fala de sorte e generosidade (dia 20, sábado, 17h).

Bichos dos Biomas Brasileiros em Madeira

 

E que tal conhecer os diferentes biomas brasileiros de maneira lúdica e ainda aprender a confeccionar animaizinhos que representam o Cerrado, a Amazônia, Mata Atlântica, o Pantanal, o Pampa e a Caatinga! São as oficinas de Meio Ambiente, programadas em seis turmas. As três primeiras acontecem nos dias 18, 19 e 20 (quinta e sexta às 15h; sábado, 10h30) e as demais nos dias 25, 26 e 27 (quinta e sexta às 15h; sábado, 10h30). Nesses encontros, arquitetos do ateliê Teti Lis apresentam e contam curiosidades sobre os biomas e seus animais e ensinam a criançada a construir os bichinhos em diferentes tipos de madeira.

Em cada oficina, será construído um animal correspondente ao bioma apresentado: lobo-guará, boto, bicho-preguiça, arara-azul, tamanduá e iguana. Cada criança receberá um kit para montagem dos bichinhos, com a colaboração e instrução de um adulto de referência e de educadores do Sesc. As oficinas têm vagas limitadas, com inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

 

Desenho animado com brinquedos ópticos

 

Já as oficinas Animação com Brinquedos Ópticos: Zootrópio e Praxinoscópio vão encantar quem curte cinema e desenho animado. A equipe da Cine 16 traz os aparelhos Zootrópio e Praxinoscópio para que os participantes explorem o funcionamento desses primeiros dispositivos de desenho animado da história, criados há quase 200 anos e que inspiraram a invenção do cinema. Nas duas turmas (dias 19 e 20, sexta e sábado, 15h), os participantes (a partir de 6 anos) vão produzir pequenos desenhos animados. A entrega de senhas começa meia hora antes.

Para as crianças até 6 anos de idade o Espaço de Brincar oferece diversas atividades, como as oficinas de bordado e de criação livre Entrefios Entrelaço (De 20 a 28, sábados e domingos, 14h), com o Pé de Brincadeira, grupo que usa agulha, tecido e linhas como suporte para explorar o pensamento por meio do fazer manual e da criatividade. Destaque também para a vivência lúdica Quilombrincar, em que as crianças de até 6 anos podem construir brinquedos, participar de brincadeiras como cantigas de roda e ter contato com instrumentos musicais, produções literárias e músicas tradicionais das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. A atividade (de 6 a 14, sábados e domingos, 14h) faz parte da programação do FestA-Festival de Aprender e será coordenada por educadores dos Quilombos São Pedro e Ivaporunduva (Eldorado).

Brinquedos tradicionais: pé de latas, paraquedas, forquilha...

 

Junto com a turma do programa Curumim, crianças de 7 a 12 anos podem participar das oficinas que o artista visual e pesquisador Bruno Perê vai realizar, compartilhando histórias, a cultura e a arte de brincadeiras que marcaram gerações. Serão quatro oficinas para construção de Brinquedos Tradicionaisfeitos com materiais reutilizáveis: Pé de Latas (dia 25, quinta), Paraquedas (dia 26, sexta), Forquilha (dia 27, sábado) e, para finalizar, o Mané Gostoso (dia 28, domingo), aquele brinquedo que possui duas madeiras e um boneco articulado que realiza acrobacias quando manipulado. As oficinas começam às 13h30, com retirada de senhas 30 minutos antes.

Música: Orquestrinha Rural e Contrabaixo

 

VEM-Venha Experimentar Música é o projeto do Sesc Registro que convida crianças e adultos a participarem de vivências lúdicas e brincantes que possibilitam a experimentação musical. A primeira oficina é a Orquestrinha Rural (dia 20, sábado, 14h) para crianças de 4 a 10 anos realizarem um verdadeiro passeio pelo rico universo da cultura popular brasileira. A dinâmica, coordenada pelo Ponto de Cultura Casa do Ritmo, conta com jogos percussivos com o corpo e voz e possibilita um primeiro contato com os tambores. A segunda oficina do VEM é a Vivência Musical com Instrumentos da Cultura Caiçara (dias 24 e 25, quarta e quinta), com Francisco Cândido Garcia, artesão e rabequeiro de Cananeia, e Lilian Mattos Trivelin. Depois vem a oficina Descomplicando o Contrabaixo (dia 24, quarta, 20h, a partir de 8 anos) com Jonathas Magrão, que aborda técnicas de execução, improvisação e interpretação musical, além de explorar aspectos técnicos do instrumento. Para participar das oficinas é preciso se inscrever antes na Central de Atendimento.

Cinema de graça: Barbie, Alladin, Encanto e Procurando Dory

 

Férias é tempo também de aproveitar as sessões gratuitas no cinema do Sesc Registro. Em julho, serão exibidos os filmes Barbie (dia 4, quinta, 19h); Encanto (dia 14, domingo, 15h); Alladin (dia 18, quinta, 19h) e Procurando Dory (dia 28, domingo, 15h). Tanto Barbie como Encanto e Procurando Dory serão exibidos no Teatro. Já o filme Alladin será exibido no Gramado, marcando a estreia da proposta do Sesc de realizar sessões de cinema ao ar livre na unidade.

 

Gincana para movimentar toda a família

 

Tradicional gincana japonesa que une famílias inteiras em brincadeiras e jogos recreativos, a vivência Undokai: Gincana em Família (dias 18 a 21, quinta a domingo, 15h) está de volta neste período de férias para agitar crianças, jovens e adultos. Em atividades físicas e coletivas que reforçam a importância da união entre os participantes, a proposta é brincar, interagir e se movimentar. A coordenação fica por conta do registrense Danilo Sakuma e equipe.

 

Construindo e soltando Pipas com Poesia

 

Quem gosta de fazer e soltar pipas pode aproveitar a oficina Poesia no ar: Pipas Mensageiras (dias 20 e 21, sábado e domingo, 14h), com o Coletivo Simbora, que relaciona a construção da pipa com o livro literário, mostrando expressões poéticas e contextos históricos de criação e uso desse brinquedo tão tradicional. No final da oficina, as pipas serão soltas no ar, carregando as poesias escolhidas pelos participantes.

Programação completa:

https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/

Mais informações: (13) 3828-4950.

O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

 

Serviço:

Férias no Sesc Registro - Julho

 

Contação de histórias

Boi Leição: dia 6, sábado, 17h.
Sr. Palha da Sorte: 
dia 20, sábado, 17h.

 

Vivência: Quilombrincar

Dias 6, 7 e 14, sábados e domingos, 14h às 17h.

 

Circo: Forró Circense

Dia 7, domingo, 17h.

 

Undokai: Gincana em família

De 18 a 21, quinta a domingo, 15h às 17h.

 

Animação com Brinquedos Ópticos: Zootrópio e Praxinoscópio

Turma 1: Dia 19, sexta, 15h às 17h | A partir de 6 anos
Turma 2: Dia 20, sábado, 15h às 17h | A partir de 6 anos
Entrega de senhas 30 minutos antes na Central de Atendimento.

 

Poesia no ar: Pipas mensageiras

Dias 20 e 21, sábado e domingo, 14h às 16h | De 8 a 16 anos
Entrega de senhas 30 minutos antes na Central de Atendimento.

 

Espaço de Brincar: EntreFios EntreLaço

De 20 a 28, sábados e domingos, 14h às 17h | Até 6 anos

 

Oficinas Conhecendo os Biomas Brasileiros

Cerrado: Lobo-guará: Dia 18, quinta, 15h às 18h | A partir de 2 anos
Amazônia: Boto: Dia 19, sexta, 15h às 18h | A partir de 2 anos
Mata Atlântica: Bicho-preguiça: Dia 20, sábado, 10h30 às 13h30 | A partir de 2 anos
Pantanal: Arara azul: Dia 25, quinta, 15h às 18h | A partir de 2 anos
Pampa: Tamanduá: Dia 26, sexta, 15h às 18h | A partir de 4 anos
Caatinga: Iguana: Dia 27, sábado, 10h30 às 13h30 | A partir de 2 anos
Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

 

VEM: Venha Experimentar Música

Ritmo que Transforma: Orquestrinha Rural

Dia 20, sábado, 14h às 16h | De 4 a 10 anos

Vivência Musical com Instrumentos da Cultura Caiçara

Dia 24, quarta, 17h às 19h
Dia 25, quinta, 16h às 18h


Descomplicando o Contrabaixo

Dia 24, quarta, 19h às 21h | A partir de 8 anos
Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

 

Curumim - Oficinas Brinquedos Tradicionais

Pé de Latas: Dia 25, quinta, 13h30 às 15h30 | De 7 a 12 anos
Paraquedas: Dia 26, sexta, 13h30 às 16h30 | De 7 a 12 anos
Forquilha: Dia 27, sábado, 13h30 às 16h30 | De 7 a 12 anos
Mané Gostoso: Dia 28, domingo, 13h30 às 16h30 | De 7 a 12 anos
Retirada de senhas 30 minutos antes na Central de Atendimento.

 

Cinema

Barbie: Dia 4, quinta, 19h | Não recomendado para menores de 12 anos.
Encanto: Dia 14, domingo, 15h | Livre.
Alladin: Dia 18, quinta, 19h | Gramado | Não recomendado para menores de 10 anos.
Procurando Dory: Dia 28, domingo, 15h | Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

 

Canais do Sesc Registro:
https://www.sescsp.org.br/registro

https://www.facebook.com/sescregistro
https://www.instagram.com/sescregistro

https://www.youtube.com/SescRegistroSP

Siga o canal Sesc Registro no WhatsApp: https://bit.ly/canalsescregistro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Registro - SP
Sobre o município
Registro é um município brasileiro da Região Geográfica Imediata de Registro, na Região Geográfica Intermediária de Sorocaba, no Estado de São Paulo. Localiza-se a 24º29'15" de latitude sul, 47º50'37" de longitude oeste, a sudoeste da capital, distando desta cerca de 191 km, na porção paulista do vale do Ribeira. Situa-se entre 0 e 25 metros acima do nível do mar e seu clima é classificado como subtropical úmido.
Ver notícias
Registro, SP
28°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 29°

27° Sensação
0.42km/h Vento
36% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h51 Nascer do sol
05h44 Pôr do sol
Sex 29° 13°
Sáb 27° 14°
Dom 30° 14°
Seg 23° 13°
Ter 14° 12°
Atualizado às 13h05
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,65 -0,13%
Euro
R$ 6,13 -0,03%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,36%
Bitcoin
R$ 387,666,53 -1,60%
Ibovespa
125,970,95 pts -0.36%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade