Quem estiver pelo Vale do Ribeira em julho não pode deixar de passar pela Fábrica de Cultura Iguape, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis. Localizada no Centro Histórico de Iguape, essa unidade vem sendo palco de coletivos da cultura tradicional da região, além de realizar várias formações artísticas e tecnológicas. Durante todo o mês, o espaço também está repleto de ações para agitar o período de férias.
Oficinas de Férias
A partir de 16/07, terça-feira, começam as Oficinas de Férias, uma ação artístico-pedagógica com 30 atividades gratuitas que incentivam a criatividade dos frequentadores. Veja algumas opções:
No dia 18, quinta-feira, a atividade Papper craft-papper toy foca na construção e customização de bonecos feitos em papel, com técnicas de dobraduras e colagem.
A sexta-feira (19) será para explorar a criatividade com a Produção de joias com miçangas, e na quarta-feira (24), a Doceria de quintal promove uma brincadeira culinária aliada ao contato com a natureza. Todas as atividades acontecem das 16h às 18h, sem necessidade de inscrição.
Espetáculos, música e capoeira
Além de convidar a população para aproveitar as férias na unidade, a Fábrica de Cultura Iguape irá receber artistas e coletivos com uma programação voltada para o teatro, circo, literatura e dança. No dia 17/07, quarta-feira, às 14h, a dupla circense Irmãos Figura apresenta o espetáculo Proezas e Peripécias. O público assistirá ao repertório com acrobacias malucas e números de malabares com monociclos.
Ainda no dia 17, a oficina de Samba de Coco, ministrada por Isley Moreira, mostrará os instrumentos utilizados nesta dança de origem africana, e presente na formação de quilombos, além de ensinar a marcação rítmica com os pés. A atração começa às 14h.
Na sexta-feira (19), às 19h, a D’Ávila Produções apresenta a peça Que fim levou Carlotinha?, uma comédia para provocar reflexões sobre o amor, etarismo, solidão e Alzheimer por meio de personagens que surpreendem os espectadores com questionamentos e um suspense proposital pelas situações absurdas.
Já a equipe de Biblioteca recebe Betto Marx na sexta-feira (26), às 14h, com a contação de histórias a partir das aventuras de Pedro Malasartes, personagem conhecido pelos trambiques e pela habilidade de enganar qualquer um. No mesmo dia, das 14h às 15h30, a Família Capoeira 013 apresenta Vivências de capoeira resgata o histórico da capoeira como expressão cultural, da dança e do esporte afro-brasileiro.
Formações gratuitas para todas as idades. Confira!
Em julho, as inscrições estão abertas para as formações do 2º semestre oferecidas pela Fábrica de Cultura Iguape. São quase 600 vagas distribuídas entre 36 cursos gratuitos nas linguagens de dança, música, teatro, artes visuais, literatura e escrita criativa, tecnologia e outros.
Os cursos estão distribuídos em dois formatos: ateliês de criação, que duram um semestre e acontecem duas vezes por semana, e as trilhas de produção, que duram de dois a quatro meses e ocorrem uma vez por semana. Há opções para todas as idades, a partir dos 6 anos, com encontros nos períodos da manhã, tarde e noite.
Entre os destaques estão: a trilha de Cultura Maker que abordará o fazer, construir e aprender por meio de criações manuais criativas. Essa formação terá encontros às quintas-feiras, das 9h às 11h45, a partir de 14 de agosto, e é indicada para pessoas entre 8 e 14 anos; com a trilha de Violoncelo, os aprendizes terão contato com este instrumento de cordas e vivência da construção musical. As aulas começam no dia 14/08, mas no período da manhã, das 9h às 11h45, sendo indicada para maiores de 12 anos.
Já a trilha de Toques do fandango caiçara traz este ritmo da cultura popular às terças-feiras, das 18h às 21h; e o ateliê de Papietagem, com encontros às terças e quintas, das 9h às 11h45, ensinará a produzir peças, como esculturas e máscaras, aplicando essa técnica artesanal que consiste em utilizar tiras ou pedaços de papel em uma solução de água com cola para aplicar no objeto que está sendo criado. As aulas dessas formações iniciam no dia 13 de agosto.
Para se tornar aprendiz das Fábricas de Cultura, é necessário apresentar RG e comprovante de residência – no caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação – na unidade do curso de interesse. No caso de estudantes, só é possível se inscrever nos cursos em contraturno escolar. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pelas unidades. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas, no dia 6 de agosto, ou até o preenchimento das turmas.
Para mais informações sobre a unidade localizada no Vale do Ribeira, acesse o site do Programa.
Serviço:
(Gratuito)
FÁBRICA DE CULTURA IGUAPE
Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300
Oficinas de Férias das Fábricas de Cultura
16 a 26 de julho | das 16h às 18h | Livre
Inscrições para formações do 2º semestre
Abertas a partir de 2/07/2024
Dias e horários: de acordo com o funcionamento da unidade | Presencial
Fim das inscrições: 45 após o início das aulas ou preenchimento de todas as vagas
Início das aulas: 6/08/2024
Mais informações no site do Programa, selecionando a unidade
Agenda Cultural
"Proezas e Peripécias", um espetáculo dos Irmãos Figura
17/07, quarta-feira, das 14h às 15h | Livre
Oficina "Samba de Coco" com Isley Moreira
17/07, quarta-feira, das 14h às 15h30 | maiores de 12 anos
Espetáculo Que Fim Levou Carlotinha?
19/07, sexta-feira, das 19h às 20h | Livre
As Aventuras de Pedro Malasartes com Betto Marx - no espaço da Biblioteca
26/07, sexta-feira, das 14h às 15h30 | Livre
Vivências de capoeira com a Família Capoeira 013
26/07, sexta-feira, das 14h às 15h30 | Livre
-----
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 21h | Sábados, das 9h às 17h
A unidade não abre aos domingos e segundas-feiras | Confira a programação.
Biblioteca: terça a sexta, das 9h às 19h | Sábados, das 9h às 17h | Domingos e segundas: Fechada.
Acessibilidade: A Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas, elevador e rampas de acesso na entrada para pessoas com mobilidade reduzida. A biblioteca conta com equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras.------
Sobre o Programa Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.
Sobre a Poiesis
A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Mín. 19° Máx. 29°