A Fábrica de Cultura Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - realiza de 5 a 7 de setembro a 3ª edição do Festival LGBTQUÉ ISSO!?, evento que busca destacar e fortalecer a comunidade LGBTQIAPN+ do Vale do Ribeira, além de contribuir com informações para a população em geral.
Continua após a publicidade
Neste ano, o festival traz formações, apresentações e espetáculos teatrais. No dia 5, quinta-feira, às 19h, acontece a oficina de produção musical e beats com Malka Julieta; já na sexta-feira (6), às 20h30, a diversão fica por conta do show de stand-up Parada do Riso com um elenco LGBTQIAPN+, dentre eles, Bingueira e Priscilla com 2 Ls, além da apresentação de Miss Draga.
E no sábado (7), feriado de independência do Brasil, às 18h, o público poderá assistir a exibição do documentário Queers & Queens, de Hanilton Medeiros. A obra audiovisual é sobre personagens que movimentam a cena cultural LGBTQIAPN+ em algumas regiões do Brasil. Esta atividade conta com acessibilidade em Libras. Confira mais detalhes e a programação completa do festival no site das Fábricas de Cultura.
E a equipe de biblioteca realiza no dia 6, sexta-feira, às 15h, a roda de conversa “Mulheres não podem esperar!”, com Leonila Priscila da Costa Pontes, nascida no Quilombo Abobral Margem Esquerda, localizado em Eldorado (SP), e conhecida pelas poesias que abordam temas como a luta das comunidades quilombolas, o feminismo, o racismo, a riqueza cultural e religiosa desses territórios O bate-papo abordará as experiências da autora e discutirá as referências presentes em seu livro “Mulheres não podem esperar! Uma vida quilombola em forma de poesia”.
Já nos dias 20 e 21/09, sexta e sábado, a partir das 15h, a unidade Iguape promove o Encontro Estadual de Fandango. O evento atua para fomentar a cultura tradicional caiçara e as comunidades originárias na produção desta expressão musical, coreográfica, poética e festiva bem forte em Iguape e demais cidades do Vale do Ribeira.
O encontro contará com representantes de comunidades caiçaras, sendo 120 deles do estado de São Paulo, 30 do estado do Rio de Janeiro e do Paraná. Todos participam do intercâmbio cultural, das trocas e resgate desta tradição. O evento será realizado no Centro Multiuso da Barra do Ribeira.
Vem para a Fábrica!
A Fábrica de Cultura Iguape oferece um ônibus circular que passa pelos principais pontos da cidade, com saída na Sabro, seguindo pela Escola José Muniz, Escola Clodonil Cardoso, Quadra Coberta, Mercearia Jessé/Nova Iguape, Mercado Franco, Praça Rua Jalde Antônio Fragoso, Rua Registro, Ponto da Rua Tucano, Rodoviária, Deiró’s, Esquina Vila Sapo e CIM até desembarcar na Fábrica de Cultura, localizada no centro histórico. No retorno é realizado o mesmo trajeto.
O serviço é gratuito e funciona de terça a sexta com saídas às 8h30, 13h30 e às 17h30, e retorno às 11h30, 16h30 e às 20h30.
Clique aqui e fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
Fábrica de Cultura Iguape
Praça Engenheiro Greenhalgh, s/n - Centro Histórico, Iguape/SP | Tel: (13) 3848-9300
Atividade Inclusiva
Festival LGBTQUÉ isso!?
5/09, quinta-feira, às 16h
6/09, sexta-feira, das 19h às 22h
7/09, sábado, das 15h às 22h | Livre
Literatura
Roda de conversa: "Mulheres não podem esperar! Uma vida quilombola em forma de poesia" com Leonila Priscila da Costa Pontes
6/09, sexta-feira, das 15h às 17h | maiores de 8 anos
Dança
Encontro Estadual de Fandango
20 e 21/09, sexta e sábado, das 15h às 23h | Livre
Local: Centro Multiuso da Barra do Ribeira - Rua João Lopes Ribeiro, 229 - Barra do Ribeira - Iguape/SP
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 21h.
Sábados, das 9h às 17h
Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.
Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.