As competições começam nesta sexta-feira, 6 de setembro, e vão até domingo, 8 de setembro, com a participação de oito paratletas, a maior delegação já enviada pela Paracanoagem Brasileira a uma Paralimpíada. As vagas foram conquistadas nos Campeonatos Mundiais de 2023 e 2024.
A equipe é composta pelos atletas Adriana Gomes de Azevedo, Aline de Oliveira, Débora Benevides, Fernando Rufino, Igor Tofalini, Luis Carlos Cardoso, Mari Santilli e Miquéias Rodrigues. Eles serão acompanhados por uma experiente comissão técnica, incluindo Luiz Gustavo T. F. F. Santos, os treinadores Thiago Pupo, Akos Angyal e Paulo Salomão, além dos fisioterapeutas Carolina Lazeri e Gabriel Prado, e o auxiliar técnico Cleverson dos Santos.
O treinador Thiago Pupo, que é também professor na Escola Municipal de Canoagem e Paracanoagem da Ilha, conduziu parte dos preparativos da equipe no Polo Nacional de Paracanoagem em Ilha Comprida, onde os atletas paralímpicos intensificaram os treinos para os Jogos de Paris. A expectativa é alta para que essa equipe deixe sua marca na história do esporte paralímpico brasileiro.
Mín. 16° Máx. 31°