Em uma descoberta alarmante, a nova equipe da Secretaria de Educação de Sete Barras encontrou condições extremamente insalubres no prédio que abriga a despensa de alimentos da merenda escolar, além do espaço destinado à equipe técnica e materiais de insumos. Logo nos primeiros três dias de trabalho, funcionários relataram a presença de roedores em diversos setores do local.
O cenário chamou ainda mais atenção ao revelar ratos circulando entre os alimentos armazenados, arquivos e outros materiais. A nova Secretária de Educação, Cleuza Saccon, afirmou que a situação é crítica. “É uma situação pavorosa. Não é possível que deixaram chegar a esse ponto um prédio público. Total falta de respeito com quem trabalha na Educação e com as nossas crianças”, desabafou.
Segundo a equipe técnica, aproximadamente 100 quilos de alimentos precisarão ser descartados devido a condições precárias, com itens vencidos, contaminados e carnes congeladas armazenadas de forma inadequada.
“Estamos elaborando um relatório para registrar a real situação encontrada. É inadmissível que um setor público, especialmente o que atende nossas crianças, atinja esse nível de degradação. Felizmente estamos em período de férias escolares, o que nos dá algum tempo para corrigir os problemas antes do retorno das aulas”, explicou a Secretária.
A Prefeitura de Sete Barras também se manifestou sobre o caso, confirmando que a situação foi encontrada já no primeiro dia da nova gestão, que assumiu em janeiro de 2025. Segundo a administração, não houve transição de governo ou diálogo prévio com a gestão anterior, o que agravou os desafios iniciais.
“Foi constatada a circulação de ratos e a presença de alimentos vencidos e armazenados de forma inadequada, comprometendo a segurança da merenda escolar. Em menos de uma semana de trabalho, medidas emergenciais já foram adotadas, como a contratação de uma empresa especializada para realizar a desratização do local. Além disso, estamos providenciando a locação de um novo espaço para o armazenamento adequado dos alimentos”, informou o governo municipal.
A administração reforçou o compromisso com a reestruturação da rede de Educação e a garantia de condições seguras tanto para os funcionários quanto para os estudantes.
Mín. 21° Máx. 36°