Segundo a Arteris, concessionária que administra a rodovia, o incidente ocorreu por volta das 6h56, no km 494,2, sentido São Paulo. O motorista conseguiu desengatar o cavalo-trator a tempo, e ninguém ficou ferido. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o semirreboque transportava carga de madeira seca.
Inicialmente, a pista foi bloqueada e liberada após 30 minutos, mas precisou ser interditada novamente às 7h36 para o combate às chamas. Por volta das 08h, a pista foi parcialmente liberada, mas, às 09h30, ela foi novamente bloqueada por total. Para controle de tráfego, a concessionária também interditou a pista no km 525, em Barra do Turvo.
Ainda de acordo com a PRF, equipes da concessionária e do Corpo de Bombeiros debelaram as chamas, que consumiram totalmente o veículo. Uma retroescavadeira esteve no local, atuando na retirada da carga na pista. Por volta das 12h42, a faixa da esquerda foi liberada para tráfego, no local do acidente. No controle de tráfego, as faixas foram liberadas pouco antes das 13h30. Por lá, o congestionamento já chega aos 20 quilômetros.
Mín. 18° Máx. 25°